Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

Pinot Noir

A Pinot noir é uma uva tinta da família das Vitis vinifera, originária da França. Trata-se de uma uva com casca bastante fina, bagas pequenas e exigente com relação ao seu local de cultivo.
Pode-se dizer que é a uva emblemática da Borgonha, no sudeste da França, onde são produzidos os famosos Grands Crus. É plantada na região de Champagne, onde dá origem a bebida que também leva o nome de Champagne. Além da França, a Pinot Noir também pode ser encontrada em ótimos resultados no Chile, Bulgária, Califórnia, Argentina e Austrália.

Por ser uma uva de difícil manejo, normalmente tratam-se de vinhos com maior valor agregado. Expostas ao frio, trazem mais aroma e acidez, quando estimuladas ao calor são mais adocicadas e mais “macias”. Na Borgonha há legislações que ditam como deve ser o resultado final dos vinhos Pinot Noir, que são mais cheios, de corpo médio e de textura mais cheia. Enquanto no restante do mundo, os Pinots podem variar de acordo com a região, desde mais translúcidos e com alta acidez, até vinhos mais encorpados e com passagem por madeira acentuada.

Os exemplares dessa uva tendem a ser ótimos para tomar como aperitivo, sendo degustados sozinho, com comidas leves, carnes que variam de brancas até as vermelhas. Queijos leves e de média cura.
Em poucas palavras, o Pinot Noir é uma uva de difícil cultivo, casca fina, bastante maleável. Apresenta normalmente frutos vermelhos quando exposta ao calor, e de caráter levemente herbáceo ao frio.