A uva Carménère é uma variedade originaria da França, pode ser dizer que da região de Bordeaux. A Carménère recebeu notoriedade, especialmente em uma região francesa chamada MEDOC, aonde ao lado de uvas como a Cabernet Sauvignon e Malbec, deu origem a grandes vinhos.
Contudo a Carménère foi dizimada na França por uma praga chamada Filoxera, onde foram perdidos mais de 70% dos vinhedos no final de 1850, e tenha em vista que essa casta de uva, é extremamente suscetível, a essa praga.
O Chile havia comprado inúmeras cepas para seu plantio, dentre eles a Merlot. Felizmente a Carménère foi confundida com a Merlot, e plantada em solo Chileno, assim salvando essa cepa francesa.
A Carménère é uma uva delicada, e em ambientes favoráveis, essa variedade produz tintos escuros e densos, com um sabor levemente aveludado, lembrando um Merlot com toques herbáceos. Vale a pena mencionar que no século XVIII nenhuma das duas cepas era prestigiada na região francesa.
Há ainda quem diga que os vinhos Carménère, quando misturados as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, tornam-se mais elegantes, aveludados e aromáticos, então não estranhe se encontrar cortes com essa uva.