Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

Como escolher Vinhos?

A escolha de um vinho não é uma ciência exata, então para o mesmo temos que levantar alguns critérios na hora da escolha. Vamos a um exemplo mais prático, se alguém perguntasse para você, Qual é o melhor carro?,qual é o melhor tênis?", ou então, qual a melhor roupa?"

Perceba que são perguntas muito abrangentes e podem ser respondidas de várias maneiras diferentes.

Além disso, a questão central seria, Qual é o melhor carro para qual ocasião? é para andar na cidade? é para fazer trilhas? é para transporte de mercadorias?

Cada carro tem sua particularidade, e com o vinho não é diferente.

Na hora de escolher um vinho pense em alguns questionamentos:

  • Em qual ocasião eu vou
  • Vai estar quente
  • Vai estar frio
  • Vou beber sozinho ou acompanhado
  • Vai ser um jantar elaborado, um churrasco casual com os amigos, uma comida simples do dia-a-dia
  • Do que eu gosto mais? tinto, rosé, branco, espumante

Com essas simples perguntas, a chance de você escolher o vinho ideal aumenta consideravelmente.

Sejamos mais práticos. Digamos que você queira tomar um bom vinho, em um Happy Hour, de um dia quente. Sentado na calçada, conversando com os amigos.

Eu escolheria um vinho Branco, Rosé ou espumante, preferencialmente com baixo teor alcoólico, e bem geladinho. Pois como vimos, é um dia quente, e algo gelado funciona a nosso favor.

A escolha da uva, da minha preferência, seria um Sauvignon Blanc, ou Chardonnay para os brancos. Ou um Pinot Noir Rosé, e o espumante poderia ser de uma quase infinita variedade de uvas, desde que fossem refrescantes. Doce, demi-sec, moscatel... são questões pessoais e variam de pessoa para pessoa.

Se você não abre mão de um bom tinto, use os mesmos critérios. A uva Pinot Noir, normalmente é bem fácil de beber mesmo em climas mais quentes. Pois é límpido, translúcido, e pouco encorpado.

Ocasiões mais elaboradas como jantares, pedem um vinho mais elaborado. Ocasiões descontraídas, vinhos descontraídos.

Existe uma regra universal que diz que Vinhos Tintos = Carnes Vermelhas, Vinhos brancos = Carnes Brancas. Não está errado, porém não está 100% certo. Você pode quebrar as regras de acordo com o seu paladar.

Imagine que o vinho seja uma comida, tem o petisco, a entrada, prato principal, sobremesa e por ai vai... O vinho é igual, tem o vinho petisco, vinho prato principal.

Não tenha vergonha, peça ajuda para os atendentes, e explique o que você está buscando, levando em consideração a ocasião que vai beber. Se você compreendeu o que vimos até agora, você não vai errar na escolha.

Abaixo temos algumas opções de vinhos que talvez você goste, de acordo com o que vimos até agora.

El Mendocino Chardonnay Viñas de Chacras Sauvignon Blanc Puklavec & Friends Pinot Noir Rosé IL Pigro Cuveé Extra Brut

DICA AVANÇADA: Um aspecto muito importante que as pessoas normalmente não desconsideram sobre vinhos, são justamente os Estilos dos Vinhos.

Estilos de vinho

Vimos até agora que a ocasião ajuda muito na escolha do vinho.

Agora pense que os vinhos são feitos por pessoas, essas pessoas moram em países e regiões que têm suas tradições e costumes.

Quando você pensa em Bacalhau, qual país vem em mente, eu penso primeiramente em Portugal. Se for uma carne vermelha assada, eu penso na Argentina ou Uruguai. Pizza ou Massa(pasta) é Itália.

Quando se trata de vinhos, o pensamento começa a ir nessa mesma linha.

Um exemplo mais prático, se falarmos em churrasco, existem inúmeros estilos de churrasco. Temos o churrasco Turco, o churrasco Norte Americano e o churrasco gaúcho por exemplo. Todos são churrasco, vai depender de qual você prefere ou quer no momento.

Churrasco Grego ou Turco Churrasco Gaúcho Churrasco Norte Americano

Da mesma maneira você pode ter um chardonnay fresco e jovem, sem passagem por barrica de carvalho. Que acaba sendo um vinho mais fácil de beber, mais coringa digamos assim.

Você pode ter em contrapartida, um chardonnay com passagem por madeira, que torna o vinho mais encorpado, mais complexo, e ocasionalmente mais alcoólico(mas não é regra). Um vinho deste porte normalmente é uma bebida para acompanhar a comida, devido a toda essa complexidade que o envolve.

O mesmo se aplica para os Vinhos Tintos.

À medida que você tomar mais vinhos, mais variedades, vai começar a perceber que determinadas regiões dos países, têm tradições a produzir vinhos de estilos específicos. O que vai te ajudar MUITO na hora da escolha. Pois se você escolher um vinho Americano, Italiano ou Português, você já sabe o que esperar.

Exemplo.

A região de Porto em Portugal produz vinhos do Porto em excelência. Diferente de Mendoza, na Argentina, La Rioja produz os melhores Torrontés que os Hermanos possuem. O Vale do Loire na França é considerado um dos melhores lugares da uva Sauvignon Blanc. O Chile também produz Sauvignon Blanc.

O que precisamos entender quando falamos de escolha de vinhos, é que os vinhos têm estilos próprios, que são determinados por seus fabricantes, respeitando o ambiente e acultura local. O Vale do Loire na França vai produzir um Sauvignon Blanc, e o Chile vai produzir um Sauvignon Blanc diferente.

Acho que deu pra entender onde queremos chegar, o mais importante. Beba vinho! Só assim você vai descobrir do que realmente gosta.

DICA: Vamos supor que você vá beber vinhos com os amigos, escolha 3 Cabernet Sauvignon - Da mesma faixa de preço. Escolha um da Argentina, um do Chile e um Norte Americano, por exemplo. Assim você vai começar a desenvolver noções do que cada região pode te oferecer.